IM, IC ou BI?

Quando o assunto é Inteligência de Mercado (IM), também se usa Inteligência Competitiva (IC) e Business Intelligence ( BI ).
Nomes diferentes para falar da mesma coisa?

Talvez.

Quem escolhe um deles vai dizer que a sua definição é melhor que a outra. Pessoalmente vejo que as diferenças, se é que existem, são tão insignificantes que nem vale a pena comentar.
Todas levam ao mesmo fim. E se é verdade que os fins justificam os meios.... então tá tudo certo.

Uma definição possível para Inteligência e Mercado - separadamente -poderia ser:

- Inteligência é a capacidade de separar o que é importante do que é irrelevante.
Relacionar diferentes tipos de informação e construir conhecimento a partir de dados selecionados com um objetivo claro.
- Mercado é um daqueles conceitos vagos e amplos, mas pode ser entendido como uma composição de pessoas e empresas que disputam espaço e têm como foco ganhar cada vez mais vantagem competitiva.

Então é preciso usar a inteligência para fazer negócios e ser competitivo?
Sempre.
A “miopia de mercado” não tira ninguém do lugar, ou melhor, tira, mas tira do jogo. Mais cedo ou mais tarde e de uma vez por todas.
Ainda bem, pelo menos assim deixa espaço para empresas mais competentes assumirem suas posições e movimentarem o ranking.

Há 2 principais motivos para se contratar um serviço de IM ( ou IC ou BI ) :
- Quando a concorrência está perigosamente avançando, e fica aquela sensação incômoda de que tem alguém te seguindo muito de perto.
- E quando é preciso alavancar um negócio que foi ficando morno e estagnado. Nesse último caso a equipe está instalada na zona de conforto, numa espécie de ante-sala do cemitério.
Em ambos os casos, seria bem melhor não ter esperado tanto para tomar essa decisão. Quanto mais tempo esperar, mais caro será o investimento para reverter o desastre.

E se tem uma coisa que gestor brasileiro detesta é tomar decisão. Desconfio que Macunaíma explica.... Por aqui sempre se jogou muito bem com a inércia!

"...deixa a vida me levar..." Em que outro país essa música faria tanto sucesso?

A IM traz alinhamento e percepção sistêmica.
Como?
Tirando o eixo do produto e trazendo para a unidade de negócios.
Ajustando a lente para que o foco saia do "umbigo" da empresa e vá para onde nunca deveria ter saído - o Mercado. O cliente. O monitoramento da concorrência.

Dessa forma, o eixo e o foco da situação se expandem e saem do horizonte miúdo do curto prazo, imprimindo uma visão global e integrada ao negócio, voltada para o Mercado e não apenas aos processos e funções internos.

Percepção sistêmica pode ser uma interface entre os setores: - Comercial, Marketing, TI, Propaganda, RH, T&D, Comunicação, Assessoria de imprensa, Projetos, Financeiro.
Aqui pode entrar também a velha máxima dos ecologistas: pensar globalmente e agir localmente. Mas parece que a grande maioria dos gestores prefere não pensar e muito menos planejar, ( afinal, isso dá trabalho...) e agir "loucamente", sem a menor noção das várias ferramentas de Mercado.

Essa é a diferença entre empresas que têm sucesso, inovação, competitividade, lucro e as outras que ainda estão disputando as migalhas. Que acham que tudo é uma questão de baixar o preço para conquistar clientes.
Tudo bem ser pequeno. Mas pensar pequeno é mortal.
Para isso não há penitência que absorva: - Vai direto pro inferno.... e inferno de empresa, depois do auditor da Receita é a falência e o fracasso.

....continua aqui:

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