# Hashtag (do mal)! Não deixe jamais sua empresa ser uma



Argh...!

Pode duvidar, mas ainda tem coisas que acontecem que você se pergunta - "Mas não tinha um estagiário, um trainee, ou um analista, assessor, secretário, tia do cafezinho.... ninguém na empresa para avisar que aquela campanha ia ser uma cilada? "

O trend topic Brasil do Twitter hoje foi uma empresa de calçados, que eu não vou nem mencionar o nome para não cair no velho golpe do " falem mal, mas falem de mim.."

Dizem as más línguas que ela já vendia " gato" por "lebre".

Madame comprava o sapato, jurava que era de couro e na primeira chuva ele desmanchava. Nem a cola era legítima.
Mas agora a empresa resolveu inovar lançando uma linha de pele de animais exóticos.

“Não entendemos como nossa responsabilidade o debate de uma causa tão ampla e controversa. Um dos nossos principais compromissos é oferecer as tendências de moda de forma ágil e acessível aos nossos consumidores”, disse a companhia, em comunicado. “Por respeito aos consumidores contrários ao uso desses materiais, estamos recolhendo em todas as nossas lojas do Brasil as peças com pele exótica.”

Até que ponto uma empresa pode se dar ao luxo de falta de sintonia com o seu tempo?
O que é pior? A falta de sintonia ou de noção!



" A empresa começou a divulgar a coleção Pelemania nas mídias sociais na quarta-feira à noite, para uma rede de 4.496 amigos do Facebook e 24.482 seguidores no Twitter. A marca lançou peças com pele de raposa, coelho e ovelha. "
Você pensou que não podia ficar pior?

Quando o circo começou a pegar fogo, a empresa iniciou uma cyber ataque em sua página no Facebook e foi apagando os comentários negativos à coleção!!

Não ria. O assunto é sério!

Do ponto de vista da inteligência de mercado, depois de passado o vexame e toda a equipe receber justa causa, o que essa empresa pode fazer?

Colocar a marca de uma empresa nas mídias sociais requer um mínimo de planejamento e estratégia.

Nesse caso, o erro ocorreu não só no Marketing tradicional - pela provável falta de uma pesquisa quantitativa e qualitativa. Na falta de uma leitura de jornais e revistas que trazem um termômetro dos principais temas tratados na mídia e mostram que assuntos devem ser evitados.
Mostrou uma equipe despreparada, uma direção omissa e principalmente um deslumbramento arrogante.

Aprendeu do modo mais caro o que não se deve fazer numa campanha de Web Marketing.
Qual o custo dessa ação desastrada? Custo de receita e de imagem?

Quando é que as empresas desse país vão compreender que uma campanha planejada é investimento?

Conseguir ser uma # hashtag pode ser o sonho de consumo de quem frequenta as redes socias. Mas nesse caso foi puro pesadelo!

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