Porta dos Fundos / Janelas de Oportunidade

 
Se você frequenta o canal "Porta do Fundos" no Youtube  já sabe do que eu vou falar, se não conhece, não sabe o que está perdendo...

Quem  foi que disse que bom humor e negócios não podem andar juntos?  E que trabalho é uma coisa chata, que  a gente faz por obrigação e que o bacana do trabalho é a happy hour?

Se alguma dessas ideias anda povoando sua cabeça, será que não está na hora de rever os conceitos?
A produtora "Porta dos Fundos" tem esse canal com mais de 6 milhões de inscritos ( e subindo).  Os vídeos - que vão ao ar todas as segundas e quintas às 11:00 - nunca tem menos de 2 milhões de views com média mensal acima de 60 milhões de views. Ou seja, ela tem o canal que mais cresce na história do Youtube e o maior canal de humor do mundo. Nada mal.

Já que eles estão bombando e como eu sou super fã do Porta, comecei a pensar nessa questão de plataformas e modelos mentais.  Ou melhor, novas plataformas e antigos modelos mentais. 

Há quase 20 anos a Internet faz parte de nossa vida. 
Quem chegou ao mundo depois de 1996 praticamente já nasceu sabendo que além  da TV, do rádio, do jornal, da revista e do celular existia uma  outra mídia e que através dela a comunicação é totalmente interativa.      

Então o mundo a nossa volta deu um mega upgrade e nossa mente ainda está rodando em 1.0.  
Como assim, gente?
A Internet com os blogs, sites, portais, redes sociais, plataforma de mídia audio visual dá  oportunidade de cada um ter o seu próprio canal de mídia e se comunicar com o mundo do jeito que quiser.  O pessoal do Portas apenas tomou posse de uma plataforma que já está existe desde 2005 - Youtube - colocou suas ideias em prática com criatividade e inovação.   Usando uma expressão muito conhecida:"pensou fora da caixa".

E eles não tem do que se queixar. Estão rindo à toa.

Turma do Porta dos Fundos: João Vicente Castro, Fábio Porchat, Gregorio Duvivier, Ian SBF e Antonio Tabet
  Fonte foto
O Porta dos Fundos hoje, além de produtora de conteúdo é também um híbrido de agência de publicidade e tem faturado muito com esse modelo. Reinventou um novo modelo de atuação.   E chega a ser engraçado, (triste) que as cabecinhas de planilha, pessoas que não conseguem desengessar sua mente e trabalham hoje em empresas grandes, pesadonas e sem tesão, fiquem perguntando para eles quando eles vão para a televisão.... 

Nesse programa essa fixação beirou o patético. Foi virando quase um momento de vergonha alheia. Que dó,que dó, que dó!

A questão mais óbvia é:   Por que eles iriam para a tv se eles já tem tudo o que querem: grana, público e repercussão???
Por que é tão difícil entender que existe vida ( e vida boa e inteligente) fora do mainstream?
O Porta dos Fundos emergiu e está mostrando ao mercado como aproveitar as janelas de oportunidade e se jogar em novos modelos.  Sim, é verdade, de cada 100 que fazem isso 1 tem sucesso. Mas o negócio é não desistir e continuar tentando.


As novas plataformas de comunicação e divulgação já mudaram nossa forma de olhar para o mundo, falta só deixá-las fazer parte da nossa vida e ser feliz com elas e através delas.  


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...